Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



sexta-feira, 29 de março de 2013

Malhando o Judas.


Cena do filme A última tentação de Cristo 


Sempre achei curiosa essa coisa das datas comemorativas da Igreja Católica. Por exemplo: Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro e morreu? Depende do ano, do carnaval, da quarta-feira de cinzas, do domingo de ramos... Depende de fazer conta. Esse ano morreu hoje, 29 de Março, ano passado foi em 06 de Abril.

Mais curioso ainda é o espírito, muitas vezes de porco – é verdade, que se instala nas almas pseudo cristãs. Todo mundo tem uma “reflexão” a fazer, um conselho pra dar, um desejo de que as pessoas melhorem. Mas veja bem: “pessoas”, não inclui necessariamente aquela que está desejando. Afinal, né gente, os outros sempre precisam mudar. A gente não!

As telas da TV se enchem de imagens do Cristo crucificado e as timelines de mensagens que parecem uma ameaça: “Você sempre quis alguém que morresse de amor por você, Ele morreu!” e tá lá o coitado do cara  pregado na cruz. Vichi. Desculpa ai. 

Atores esperam o ano todo para, nesse dia, viver a tormenta do salvador. Senhoras choram durante a via- crúcis  na esperança de que seus pecados sejam perdoados naquele momento. Depois saem de lá e sentam em cadeiras na calçada para falar mal da vida alheia.

Não sou católica apesar de batizada e crismada. Não sou espírita apesar de acreditar em reencarnação, não sou evangélica e desses aí não carrego nada. Também não sou ateia nem agnóstica. Creio e isso me basta.
Penso em Jesus Cristo como um homem da história da humanidade que teve destaque. Mais político que religioso. Alguém esperto, grande marqueteiro. Não acredito nas palavras da bíblia. Ninguém na face da terra teve, tem ou terá memória  para escrever com precisão 70 anos depois dos fatos ocorridos. E depois, a quantidade de alterações sofridas ao longo desses 1943 anos de acordo com a conveniência de cada papa é de tirar a fé de qualquer um.

Textos elaboradíssimos falam da necessidade de se amar o Cristo e viver sob seu exemplo, criticando sem dó aqueles que não pensam ou agem assim. Certamente essas palavras são escritas com total influência do Alzheimer porque não é possível tamanha cara de pau.
E mais, queria saber de onde tiraram essa história de que o coitado morreu por nós. Ele morreu porque tiveram medo de perder o poder para alguém mais sedutor e persuasivo. Só isso! Morreu porque naquela época era assim que as coisas eram conduzidas. Dizer que morreu para perdoar os pecados do mundo é tão sem sentido. Inclusive é só dar uma olhadinha em volta e ver o tanto que funcionou !

Enfim, o bom disso tudo é comer bacalhau, encontrar a família e dar muita risada. O resto é comércio, manipulação de massa e blablabla.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...