Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Degustando Hitchcock

Arquivo Pessoal - CRIS MACCARONE




O nome dela remete a comida: Cristine Macarrone.

Publicitária – estudamos juntas na Cásper Líbero nos idos dos 80 – resolveu, depois de anos como diretora de arte, estudar gastronomia.
Uniu os conhecimentos e foi dar aulas de marketing em gastronomia.
Fez mestrado em comunicação, e a linha de pesquisa foi “a comida como objeto de comunicação”. Por ser assunto bastante extenso, focou a pesquisa no cinema e percebendo que ainda assim enlouqueceria, fez um recorte na obra de Alfred Hitchcock.

Que sorte a nossa. A pesquisa que começou pelo filme Frenesi (1972) deu à Cris munição suficiente para criar o blog “Degustando Hitchcock”.




O blog, lançado em Janeiro desse ano, vai nos contar a história dos 52 filmes do diretor em 52 semanas. “... todos tem alguma referência alimentar com maior ou menor função narrativa.”, diz a autora.
Todas os pratos que aparecem em cena são pesquisados e preparados antes da publicação  “...Quanto o prato não é citado, eu tento identifica-lo pelo aspecto visual  levando em conta o local onde se passa a história. Hitch, nesse quesito, sempre foi coerente. Quando não tem um prato mas só um alimento, eu faço uma receita com aquele ingrediente. Por exemplo, no filme Jogo Sujo a personagem aparece comendo maçã. Só. Eu fiz crumble de maça que é uma receita da Inglaterra onde se passa a trama.”

Cris já tem planos para o segundo semestre: Sessões de cinema com filme como: Janela Indiscreta, Psicose e Os Pássaros, seguidas de jantar com os pratos referenciados pelo diretor.

O blog tem uma versão em espanhol - Saboreando a Hitchcock-, e a autora aceita convites para comandar bate-papos com degustação.

Seguem os dois links:

Português:

Espanhol:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...