
Se tem uma coisa que me incomoda é gente que acha que entende! Sabe aquele tipo que se “especializa” em determinados temas e quando o assunto cai na roda tece comentários tão contundentes que nos faz pensar, mesmo que por milésimo de segundo, que é o senhor da razão?
Conheço vários. Pessoalmente, no twitter, no facebook ou nas frases que se transformam em dicas do Orkut. Digo “dicas” pra pegar leve, porque são praticamente uma ameaça. Socorro!
A pessoa fica tão obcecada pelas bandeiras que levanta que a coisa fica chata.
Tem uma senhora no twitter que diz que tem a missão de “ajudar as pessoas a serem mais felizes, embelezando corpo e alma”. Bom, pretensão e água benta estão ai, pra todo mundo usar o quanto quiser, né? A coisa é tão pesada, que quando se depara com alguém um pouco mais queimada de sol escreve frases agressivas contra a pessoa, como se a falta do uso de filtro solar fosse um crime inafiançável. Medo!
E o “entendido no boteco”? Grupo discutindo de forma divertida, descontraída um determinado assunto numa mesa de bar e ele aparece. Pronto! A discussão vira monólogo e o grupo se dispersa. Pode ser chamado também de “espalha rodinha”.
Tem o “recém-formado” que faz de qualquer conversa uma oportunidade de mostrar o conhecimento adquirido. Se for da área do direito nossa vida vira um tribunal em questão de segundos!
E tem a experiente. Apesar de afirmar que tem 44 anos você jura que, prá ter vivido tanta coisa, tem que ter no mínimo 65. Normalmente atuaram nas mais diversas áreas: do teatro a saúde, passando por TV e afins. Sumidades. A gente fica até constrangida diante de tanta sabedoria. É aquele tipo que um papo a dois vira consultório e uma roda vira platéia.
Tem aquele que entende de doenças, médicos e hospitais. Reclamar de uma dor de cabeça perto dele transforma sua vida num inferno temporário de receitas, bulas e histórias piores e mais tristes que a sua. Conhece todo tipo de doença existente no mundo, incluindo aquelas você nem imaginava que existiam. É punk!
O Twitter tá cheio de entendidos. Entendidos de futebol, de novelas e especialistas em BBB. Coisa de louco! Criticam, esbravejam, falam mal, mas NUNCA mudam de canal. Ó ! rimou.
E os críticos de cinema? São espetaculares. Pagam ingresso, assistem ao filme e depois escrevem sobre o que viram. Com raras exceções, críticas de cinema são um resumo do filme com pinceladas de palavras do tipo: fotografia maravilhosa, trilha sonora deliciosa, atuação do fulano de tal está brilhante.
Uma pessoa sem conhecimento acrescenta pouco, é fato. Mas aturar os pretensiosos de plantão é muito ruim.
Eu, só sei que nada sei, mas até pra chegar a essa conclusão precisei saber alguma coisa! Entendeu?