Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



sexta-feira, 19 de março de 2010

GENTE QUE ENTENDE !! ARGH !!!




Se tem uma coisa que me incomoda é gente que acha que entende! Sabe aquele tipo que se “especializa” em determinados temas e quando o assunto cai na roda tece comentários tão contundentes que nos faz pensar, mesmo que por milésimo de segundo, que é o senhor da razão?
Conheço vários. Pessoalmente, no twitter, no facebook ou nas frases que se transformam em dicas do Orkut. Digo “dicas” pra pegar leve, porque são praticamente uma ameaça. Socorro!
A pessoa fica tão obcecada pelas bandeiras que levanta que a coisa fica chata.
Tem uma senhora no twitter que diz que tem a missão de “ajudar as pessoas a serem mais felizes, embelezando corpo e alma”. Bom, pretensão e água benta estão ai, pra todo mundo usar o quanto quiser, né? A coisa é tão pesada, que quando se depara com alguém um pouco mais queimada de sol escreve frases agressivas contra a pessoa, como se a falta do uso de filtro solar fosse um crime inafiançável. Medo!
E o “entendido no boteco”? Grupo discutindo de forma divertida, descontraída um determinado assunto numa mesa de bar e ele aparece. Pronto! A discussão vira monólogo e o grupo se dispersa. Pode ser chamado também de “espalha rodinha”.
Tem o “recém-formado” que faz de qualquer conversa uma oportunidade de mostrar o conhecimento adquirido. Se for da área do direito nossa vida vira um tribunal em questão de segundos!
E tem a experiente. Apesar de afirmar que tem 44 anos você jura que, prá ter vivido tanta coisa, tem que ter no mínimo 65. Normalmente atuaram nas mais diversas áreas: do teatro a saúde, passando por TV e afins. Sumidades. A gente fica até constrangida diante de tanta sabedoria. É aquele tipo que um papo a dois vira consultório e uma roda vira platéia.
Tem aquele que entende de doenças, médicos e hospitais. Reclamar de uma dor de cabeça perto dele transforma sua vida num inferno temporário de receitas, bulas e histórias piores e mais tristes que a sua. Conhece todo tipo de doença existente no mundo, incluindo aquelas você nem imaginava que existiam. É punk!
O Twitter tá cheio de entendidos. Entendidos de futebol, de novelas e especialistas em BBB. Coisa de louco! Criticam, esbravejam, falam mal, mas NUNCA mudam de canal. Ó ! rimou.
E os críticos de cinema? São espetaculares. Pagam ingresso, assistem ao filme e depois escrevem sobre o que viram. Com raras exceções, críticas de cinema são um resumo do filme com pinceladas de palavras do tipo: fotografia maravilhosa, trilha sonora deliciosa, atuação do fulano de tal está brilhante.
Uma pessoa sem conhecimento acrescenta pouco, é fato. Mas aturar os pretensiosos de plantão é muito ruim.
Eu, só sei que nada sei, mas até pra chegar a essa conclusão precisei saber alguma coisa! Entendeu?

3 comentários:

  1. kkkkk....foi a sessão "Posso falar" ? rs*

    ResponderExcluir
  2. Bem normal topar com pessoas que ainda não perceberam a insignificância individual de cada um de nós. Desde que descobri, ainda criança, que o universo tem bilhões de anos e que o homo sapiens apareceu há pouco mais de 10 mil anos, eu já desconfiava disso, da nossa irrelevância. Depois, já adolescente me meti a ler Schopenhauer aproveitando a estante de livros de um tio pustiço que morava na casa de meus pais. Daí ferrou de vez. Além de ter aumentado minha convicção anterior, comecei a nutrir um certo desprezo intelectual pela maioria das pessoas, principalmente as "sabidas". Já mais maduro, até tentei acreditar em Deus e, por consequência, na viabilidade do plano humano na Terra via redenção dos pecados. Não deu certo. O legal de tudo isso é que percebi que é plenamente viável ser cético e feliz ao mesmo tempo. Na verdade, o ceticismo empurra-nos para a felicidade pois se vc não acredita no amanhã, vc tende a viver o HOJE de modo intenso e melhor. Anos passam rápido para nós. Para o Universo os séculos são segundos. Vivendo meus dias de carpe diem aprendi que o grande barato da vida está em pequenos gestos de solidariedade e gentileza. Um bom dia desejado a quem não espera e precisa, um sorriso gratuito, o estender de uma mão despretenciosa, um ato impulsivo de heroísmo. Isso é o que vale os poucos segundos da nossa existência diante do Universo. Eu passei os últimos 6 meses frequentando o Hospital do Câncer em SP. Quando eu comecei a frequentar as salas de espera (quimio e radioterapia), acompanhando minha esposa, ninguém se falava e todos viviam seus momentos de dor e doença. Com o passar do tempo comecei a puxar papo com todo mundo, falar de futebol, receita de bife à milanesa, política, etc. O ambiente foi mudando muito. Os pacientes começaram a sorrir, às vezes gargalhar. As enfermeiras me escreveram uma carta, me agradecendo. Mas o que mais me deixou feliz foi saber que sem ter que gastar um centavo, sem ter que fazer qualquer sacrifício, eu consegui melhorar a vida de várias pessoas, mesmo que por poucas horas. A vida é isso. Poucos segundos que temos. Nunca sabemos qual será o último ! Carpe Diem. É melhor ser gentil do que estar certo.

    ResponderExcluir
  3. Se eu disser que entendi vai ficar brava?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...