Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ORGULHO NEGRO – Precisa?





O Jornal Hoje está fazendo essa semana, uma série de reportagens com o título acima em homenagem ao dia da consciência negra que foi no último domingo.

Não tenho nenhum tipo de preconceito, nunca tive. Nenhum mesmo. Meus filhos poderão ser gays. Poderão se casar com quem bem entenderem: negros, amarelos ou vermelhos. Por isso me sinto muito a vontade para colocar alguns incômodos relacionados com o esse ORGULHO.

Não temos o dia da consciência branca e se houvesse, seria considerado preconceito.
Os negros têm cotas nas universidades: Nada mais preconceituoso que isso. -Ahh, (alguns vão dizer) eles tiveram menos oportunidade no passado, eram minoria, menos favorecidos! Minoria? Está provado que a minoria é dos brancos. Aliás, se vamos falar de minoria, falemos dos ruivos. Vamos criar cotas para eles também?
Cotas deveriam ser baseadas na renda da pessoa,  independente de cor, raça, credo ou opção sexual (Não achei outro modo de dizer isso apesar de não acreditar que ser homossexual seja exatamente uma opção)

Negro pode chamar o branco de “ branquelo aguado”, mas ai do branco se chamar o negro de “negão”!!
Por conta do politicamente correto, estamos fadados a não mais brincar com amigos e conhecidos com medo de um processo judicial.
Pior, se temos na empresa um funcionário negro ineficiente na função e o mandamos embora, corremos também o risco de um processo de racismo.
Um amigo meu, outro dia, ao questionar uma funcionária sobre um objeto que apareceu quebrado foi acusado, aos gritos de racista:
- Você ta me perguntando se eu sei quem quebrou, mas no fundo você acha que fui eu. E só porque sou pretinha!
Pode?

A matéria do Jornal Hoje na segunda-feira mostrou uma escola onde, segundo a socióloga Vilma Reis:  “desde muito cedo, as crianças aprendem que são capazes”. Quero entender: Porque é que as crianças negras precisam disso? Não tem ai um preconceito embutido? Pra mim as pessoas são capazes, independente da cor. E às vezes não são capazes mesmo, independente da cor.

Quando descobrimos que o maior comerciante de escravos do país era negro e que a grande maioria dos caçadores dos negros fugitivos também, chegamos à conclusão de que talvez a escravidão tenha sido um erro cultural e não racial.

Nossos negros resolveram se intitular de uns tempos pra cá de: Afro- Brasileiros. Uai, minha gente, não saiu aí um estudo do nosso código genético que mostrou que independente da cor da pele, somos todos africanos?

Fico preocupada com esse tipo de matéria, de revista, de programas de incentivo que mostram que existem diferenças.

Pra mim ORGULHO NEGRO é uma forma disfarçada de se promover o racismo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENGODO 2


A história  “mal contada” de Zezé e Luciano me fez refletir sobre outros engodos que nos rodeiam.

Eles começaram tímidos, invadindo nossas caixas postais de e-mail, depois tomaram os celulares – com premiações espetaculares e agora são os chatinhos do Facebook. Houve um tempo que tentaram uma participação especial no Orkut, mas o formato do site de relacionamento não permitia grande vazão.
Agora, o Face é o prato cheio. Praticamente o Cú e a Calça. Argh! Compartilhou e ta feito.

Sábado levei uma “chamada” de uma mocinha que postou um pedido de ajuda para um adolescente, que supostamente levou seis tiros do padrasto, precisa de cirurgia, e que “o pessoal” do Facebook iria depositar R$ 0,45 a cada mensagem compartilhada.

Eu particularmente tenho medo desses “o pessoal” “eles” “o mesmo”. A “chamada” aconteceu, porque num rompante de irritação diante da invasão do tema na minha timeline comentei que isso era um engodo. Ela disse que respeitava minha opinião e que eu devia respeitar a decisão dela de compartilhar. Enfiei minha viola no saco e pedi desculpas. Ela tem razão, mas não me conformo facilmente com as coisas. Acho o Ó alguém se aproveitar da boa vontade e ingenuidade das pessoas para fomentar informações mentirosas.

Ontem apareceram pelo menos 4 fotos do mesmo cara , com a mensagem de que estaria sem identidade, internado no HC de Ribeirão. Gente, esse cara foi encontrado pela família em Maio desse ano. Sinceramente me irrito profundamente com a facilidade com que as pessoas repassam informações sem checar.

Quem nunca recebeu um e-mail dizendo que desodorante antiperspirante causa câncer de mama; Que a menina Yasmin, de apenas 4 anos  foi seqüestrada;  Que a Raissa / Amanda, filha da Cida/Bianca tem Epidermólise Bollhosa?  Só pra constar:
O e-mail sobre a Coitada da Yasmin roda tem tanto tempo que ela quando sair do cativeiro vai estar dirigindo o carro dos seqüestradores. A tal da Raissa continua sem um centavo na conta corrente- “o pessoal” ia depositar alguns centavos na conta dela só pelo repasse do e-mail – mas de verdade precisamos realmente encontrá-la: Faz 10 anos que os e-mails circulam e ela continua com 7 aninhos. Talvez tenhamos descoberto o elixir da juventude, né não?

E o molequinho, filho daquele diretor do Banco do Brasil de Franca?– pode ser de Curitiba também. Nossa!!! ESSE  é verdade!  Ele é conhecido do irmão daquele vizinho da madrinha da tia daquela moça, que faz unha naquele salão, onde a manicure é cunhada da ascensorista do prédio em que o médico da avó daquele colega de futebol do sobrinho do motorista de ônibus da linha que a sua empregada pega. Então, ele foi seqüestrado e já localizado - faz uns 145 anos, mais ou menos - mas eu ainda recebo e-mails desesperados pedindo pra divulgar a foto do pobre coitado.

Ahh, a propósito: A Nokia não vai te dar um celular de graça, a Nestlé não vai te mandar um cesta de produtos,  Chico Xavier não tem oração nenhuma que te faça emagrecer, A Erickson não vai te dar um notebook e não vão aparecer duas luas no dia 27 de agosto.
Somos todos versões virtuais da Velhinha de Taubaté ! Quem nunca se pegou olhando o número da caixinha de leite Tetra Pak no supermercado por conta do e-mail que afirmava que as coitadas eram incessantemente reutilizadas?

O fato é que precisamos ser mais responsáveis e menos ingênuos. O segredo é: Checar antes de repassar.
Se você não pode perder tempo fazendo isso não repasse. Se não tempo a perder, nem eu !!!


A título de curiosidade: A foto em que o ex presidente Lula aparece lendo Paulo Coelho de ponta cabeça é uma montagem!
O moleque não que levou 6 tiros do padrasto para salvar a irmã de 2 que estava sendo violentada por ele não existe!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ENGODO

Foto do Site: o poliglota.com

s.m. Isca ou ceva para apanhar peixes, aves etc.
Chamariz, atrativo, astúcia sedutora e enganosa: o engodo fácil do prazer.
Adulação, lisonja, bajulação astuciosa.



Há muito tempo eu não via tamanho engodo como essa história do Zezé de Camargo e Luciano. Sei que é perigoso afirmar sem provas, mas alguém duvida de “armação”? Porque, de verdade, se não for, vamos indicar um Pai de Santo pra família. Primeiro a “pobre” Vanessa e agora pai e tio. Ôooo Dó!

Não precisa ter muito conhecimento do meio artístico para saber que paga-se, e muito bem, para aparecer na grande maioria dos programas da TV aberta. Se paga também, para tocar nas emissoras de rádio. É o conhecido Jabá.

Na década de 90 trabalhei na Rádio Manchete, em São Paulo. Na época o jabá vinha disfarçado de TV, vídeo cassete, aparelho de som e, se fosse muito legal, de computador. O diretor artístico da emissora negociava com os divulgadores das gravadoras coisas para a rádio e coisas para si. Fato.

Nos anos de 2002 e 2003 trabalhei na Luar Music – gravadora do Raul Gil e vi, artistas de muito talento nunca serem convidados para programas importantes. Vi o quanto se pagava para aparecer em programas como Gugu Liberato, Fausto Silva e Hebe. Na época, só conseguíamos fazê-los aparecer na Band – Gilberto Barros - que nada cobrava para tê-los participando das gincanas que aconteciam no programa.
Os únicos que tiveram um investimento para tocar nas emissoras do interior e aparecer em alguns poucos programas foram Rinaldo e Liriel.

Viajei com a dupla pelo interior, divulgando o CD. Junto levava sempre outro nome da gravadora, na esperança de um bom coração permitir que ele aparecesse, ou que tocasse a sua música.
Aqui em Ribeirão, me lembro de uma situação que me deixou absolutamente chocada. Estava com a dupla e com a Leilah Moreno (hoje a maravilhosa Gracie Kelly da novela Aquele Beijo), liguei numa emissora conceituada da cidade e falei com o dono:

- “Fulano”, estou aqui com o Rinaldo e a Liriel  e a Leilah para a divulgação, preciso marcar o horário da entrevista.
- O Rinaldo e a Liriel entram porque a Luar pagou. A Leila não. Se vocês quiserem custa R$ 18.000,00 pra tocar três vezes por dia durante um mês. Aí ela entra pra uma entrevista. Caso contrário nem a traga na emissora.

No final de 2002, trouxe vários nomes da gravadora para a cidade para participarem voluntariamente de uma festa, chamada Life. Vieram felizes, a troco apenas de hotel, transporte, alimentação e divulgação. No meio da festa, fui conversar com uma senhora que apresenta um desses programecos da sociedade de Ribeirão.

- “Fulana”, você não quer entrevistar os cantores que eu trouxe..... (fui interrompida antes de acabar)
- Ah, que ri da... não tenho espaço.
- Tudo bem, obrigada.
Rinaldo e Liriel subiram ao palco e arrasaram, como sempre. Assim que desceram, a mesma senhora correu com microfone em punho para entrevista-los.
Corri mais que ela e assim que o cinegrafista ligou a câmera puxei os dois de lado e disse:
- Imagina “fulana” você não tem espaço, lembra?
Além da falta de respeito com os artistas, ainda tivemos que enfrentar muita gente arrogante com síndrome de Hebe Camargo e competência de Luciana Gimenez. Neste caso, o melhor foi não aparecer. Afinal, quem ia dar ibope pra quem, não é?

Aparecer custa muito caro! 

A suposta separação e reaproximação dos filhos de Francisco já renderam uma economia – pelos preços que praticavam em 2003 – de pelo menos 1 milhão de reais!

Preciso explicar porque desconfio de armação?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...