Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



terça-feira, 10 de abril de 2012

COMPARTILHAR: O botão da irresponsabilidade virtual.




É impressionante a quantidade de informações compartilhadas todos os dias no Facebook. Algumas sem maiores pretensões: orações, piadinhas, mensagens de otimismo. Há as políticas, as de protesto, de apoio, de alerta. Até ai, tranquilo.
Alguns compartilhamentos são chatos, são maçantes, são religiosos demais, ou pró- bichos demais, mas acho que cada um tem o direito de expor a sua opinião, a sua crença e as suas preferências. Alguém disse, eu concordo: “a unanimidade é burra”.
Ultimamente tenho me estressado muito com compartilhamentos ditos de “utilidade pública”.
A linha que separa, a utilidade dessas mensagens da irresponsabilidade virtual, é tênue. Tênue, mas visível. E o nome da visibilidade é checagem.
Não consigo entender o que leva alguém a apertar o botão compartilhar sem pensar. A maioria faz com a melhor das intenções, mas nem isso as isenta da responsabilidade de proliferar informações, na grande maioria, falsas.
Tenho a sensação de que ficam na frente do computador, com a tela do Facebook aberta, esperando o momento de apertar o botão COMPARTILHAR. De forma automática, sem critério, sem pensar nas consequências. Simplesmente compartilhar.
Eu, que sou uma tonta, me dou ao trabalho de checar e desmentir, quando é o caso. Aliás, em 98% dos casos é mentira.

Hoje recebi uma mensagem sobre o risco da mamografia – teoricamente ela causa câncer de tireoide. Olha só a gravidade dessa informação sendo compartilhada sem nenhum critério por ai. Você consegue imaginar que muitas mulheres podem deixar de fazer o exame por conta dessa informação? Eu consigo! E é mentira. Bastaram 3 ou 4  clicks, até chegar a um site confiável e entender que é tudo uma grande bobagem.


A Vó da Juliana de São Paulo, sumiu no final da tarde de domingo e a neta usou o Face para ajudar a localiza-la. É uma ferramenta maravilhosa pra isso, aqui mesmo em Ribeirão localizamos um garoto assim. Mas ai vem o desespero virtual: 193 pessoas compartilharam a informação e os amigos delas também e no melhor exemplo de um corrente, rapidamente milhares de pessoas estavam sabendo que a pobre Tatá tava sumida. Ok!  Na segunda-feira a vozinha há estava em casa e a Juliana postou um agradecimento. Pergunto: quantas pessoas se preocuparam em divulgar a notícia? 13 pessoas. Percebe? Pois é! Hoje, com certeza, ainda tem gente compartilhando o sumiço da nona, porque simplesmente não fazem o que eu fiz:
- Entrei na página da Juliana e CHEQUEI como é que estava a situação.
Provavelmente daqui uns meses o rosto rosado da Tatá voltará às páginas do Face para nooooossssa alegria !!!!!!!!

E assim, como essa informação, tem as crianças sequestradas, desaparecidas e os pobres coitados com câncer que vão receber milagrosamente uma quantia em centavos de dólar para seu tratamento.

A coisa é tão trash que tem foto que circula pela internet há pelo menos 8 anos. Imagina só? E tudo por quê? Porque as pessoas não CHECAM as informações ANTES de apertar o maldito botão compartilhar.
Bobagens como: Veja quem está olhando o seu Facebook, ou mude a cor da sua página, ou ainda os créditos de celular. Nem vou citar as frases atribuídas ao Jô Soares, a Clarice, a Drummond... rsrssr Isso é piada pronta.


O coitado do Chaves? Já morreu umas 40 vezes, só esse ano.
São 1 milhão e compartilhamentos para acabar com a corrupção e mais alguns milhares para acabar com o BBB.  Olha que simplista! É até emocionante. Um click e o mundo está a salvo. E claro, não posso esquecer que o Facebook vai voltar atrás no mundo inteiro quanto a Linha do Tempo, porque ½ dúzia de 8 ou 9 brasileiros estão COMPARTILHANDO um protesto. Argh!!!
Pense um pouco nas consequências de uma informação mentirosa circulando por ai e compartilhe a minha campanha:

COMPARTILHAR SEM CHECAR É IRRESPONSABILIDADE!!!!
E para os que justificam:
-  “ Ahh, a gente recebe, né? Fica com dó e na dúvida compartilha”.
Vocês não estão fazendo o bem a ninguém, se a informação for mentirosa. Pelo contrário, estão destruindo de forma irresponsável uma ferramenta poderosa!

5 comentários:

  1. Parabéns Chris, gostei muito desse post e concordo com tudo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris... disse tudo e mais um pouco. Muito bom o texto, tão bom que acho que vou 'compartilhar' (rs).

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto e eu como você, costumo verificar os post antes de compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Chris. O pensamento de massa é assim... mas atrapalha do que ajuda, na maioria das vezes... =/

    ResponderExcluir
  5. OI CRIS...MUITO BOM O SEU TEXTO TALVEZ UM POUCO RADICAL PORQUE CREIO QUE TUDO NA VIDA É ASSIM COMO VC DESCREVE TEM AQUELES QUE TIRAM PROVEITO...QUE LEVAM VANTAGEM E DESVANTAGEM...TEM OS DESLEIXADOS...OS MARIA VAI COM AS OUTRAS....ETC. MAS TUDO TAMBÉM TEM SEU LADO BOM E CREIO QUE ESTAMOS PRECISANDO VER MAIS O LADO BOM DAS COISAS DEUS NÃO DEU INTELIGENCIA AO SER HUMANO PARA CRIAR AS COISAS PARA O MAL PELO CONTRARIO...ENTÃO USEMOS ESSAS FERRAMENTAS PARA FAZER O BEM...VAMOS COMEÇAR A VER PELO LADO BOM DAS COISAS E DAS PESSOAS E QDO TODOS FIZERMOS ISSO AS COISAS BOAS VÃO OFUSCAR E TALVEZ ATE APAGAR AS RUINS...DENTRO DE NOS TEM UM LADO BOM E UM LADO RUIM IRA SOBREVIVER AQUELE QUE ALIMENTARMOS MAIS ASSIM É A MIDIA SÃO AS PESSOAS TUDO TEM OS DOIS LADOS... ALIMENTEMOS ENTÃO O LADO BOM DE NOS MESMOS, DAS PESSOAS E DAS COISAS QUE NOS CERCAM ...VAMOS BOMBARDEAR A MIDIA DE COISAS BOAS PORQUE SEMPRE VÃO TER AQUELES QUE OLHAM O LADO BOM DA VIDA....BJS!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...