Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



terça-feira, 16 de março de 2010

E-MAIL RESPONSÁVEL !


Todas as vezes que recebo aqueles e-mails do tipo “Ajudem, meu filho foi seqüestrado” fico imaginando como ainda existem pessoas que acreditam nesse tipo de apelo.
Algumas das crianças que tem suas fotos circulando pelos e-mails estão há tanto tempo “desaparecidas”que provavelmente hoje tem mais de 18 anos. E elas vão mudando de nome e de endereço e muitas vezes de história ao longo dos anos.
Hoje recebi um e-mail totalmente descabido que tinha a pretensão de contar a história da Patrícia Pillar quando teve câncer de mama. Fiquei indignada. Se não bastasse o câncer, inventaram um monte de complicações cabeludas pra piorar o que já é ruim o suficiente.
Ontem recebi um e-mail que alertava sobre o perigo da vacina contra a Gripe suína, contando sobre uma possível conspiração de um laboratório americano. Enfim, um e-mail totalmente desprovido de RESPONSABILIDADE.
Aliás, esse tipo de e-mail é sempre muito irresponsável. Nunca sabemos qual é a reação da pessoa que recebe. Além disso, nos faz perder tempo e energia.
Resolvi lançar uma campanha: “E-mail Responsável – avaliar antes de repassar”.
Passou da hora de assumirmos que podemos sim fazer com que a rede de informações seja eficiente e principalmente produtiva.
Precisamos parar de dar foward em tudo aquilo que recebemos sem pensar. É simples: Basta ler, avaliar, questionar se aquilo é mesmo possível.
Minha caixa postal tem hoje mais de 2000 e-mails sem abrir. Desses pelo menos 80% serão absolutamente inúteis, mentirosos e não vão acrescentar absolutamente nada.
Acho válidos os vídeos, as piadas, as fotos, os textos (muitas vezes de autoria mentirosa, um fato). Mas correntes de oração, seqüestros, doações, avisos alarmistas são um saco.
Como é que você pode impor a alguém que mande uma determinada corrente pra 12, 15 20 pessoas sob pena de queimar no fogo do inferno se não fizer? Quem é esse Deus que as pessoas acreditam? O Deus que eu acredito tem muito mais o que fazer do que ficar contando pra quantas pessoas repassei determinada reza que nem sei quem inventou.
Como alguém pode realmente acreditar que Nokia vai dar um celular de graça, ou que a Nestlé vai dar uma cesta de produtos se repassarem o e-mail pra um determinado número de pessoas?
Quando recebemos um e-mail de alguém que desapareceu ou está doente e queremos ajudar, vamos realmente fazer alguma coisa: ligar para o contato que está no e-mail, por exemplo, saber do que precisam. Porque só repassando o e-mail não estamos fazendo nada além de transferir o problema pro outro. Fazendo contato, podemos descobrir que é mentira, ou que a criança foi encontrada há 3 anos (como aconteceu comigo quando liguei).
Queremos mesmo ajudar ? Estão vamos divulgar a campanha “E-mail responsável”. Tenho certeza que seremos bem mais produtivos.
Pense, a web está tão cheia de mentiras e estórias que se algo sério realmente aparecer corremos o risco de não acreditar.
Divulguem, copiem e colem no seu e-mail e dêem foward. Mas não se esqueçam de colocar seus contatos em cópia oculta.

3 comentários:

  1. Esse comportamento não teve origem no mundo virtual; há um grande número de pessoas nas ruas que ainda caem nos “contos” do cheque perdido, do prêmio e por aí vai... O que acho curioso o fato da população questionar regras, leis e condutas tão severamente e não questionar mensagens assim; ninguém sequer tenta checar a fonte das mensagens. Você frisou muito bem a questão das correntes; eu sempre me perguntei que “raio de amigo” mandaria uma benção associada a uma maldição? É como chegar pro amigo e dizer: “Eu vou lhe pagar um jantar, mas se você não for, eu contamino a sua água pra você ter diarréia!” Ótimo “post”, isso sim precisa ser repassado... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. E depois as pessoas se perguntam: Pq estão recebendo anúncios e link´s de sites indesejáveis ? Pq recebo email´s com vírus ? E a resposta está ai, além de conteúdo inútil, algumas pessoas ainda divulgam nosso email qnd nos colocando na cópia, junto com outros destinatários. PLEASE...usem CCO (cópia oculta). Adorei a campanha...APOIADA ! Bj

    ResponderExcluir
  3. Só esqueceu de colocar em seu perfil "excelente amiga", mas vamos ao comentário: Não só de e-mails indesejados somos bombardeados, é o tempo todo alguem até voce "sofrendo de algum mal" implorando por ajuda. Será que é esse sofrimento todo? Agora o comentário do "Cassio" foi perfeito essa do amigo convidar e se voce não puder comparecer dar um jeito de envenenar ... Com certeza é só esperar que um dia acontece. Não podemos esquecer de todas as conspiraçoes que tambem nos cercam, inclusive até nos estacionamentos dos Shoppings afinal há tantos "ácidos", "Spray do sono", "Casais que assaltam" e por aí vai....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...