Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Roubo das Vassoura.

Foto: VEJA  on line. 

Num primeiro momento parece uma triste ironia: Vassouras colocadas na frente do Congresso Nacional, como símbolo de limpeza da corrupção,  são roubadas pelos ambulantes, servidores e seguranças.
Quando parei para analisar – depois de alguns comentários no Facebook – cheguei à triste questão: Existe diferença entre roubar vassouras e roubar o dinheiro público?
Alguns, mais inflamados dirão:
- Claro, vassouras são baratinhas, o povo rouba porque não tem dinheiro pra comprar.
Ahh ta !!!! Então eu posso justificar as atitudes dos corruptos da mesma forma:  Roubam grandes quantias porque também não tem dinheiro suficiente para comprar os jatinhos, iates, apartamentos de 3.200 metros quadrados, viagens anuais à Europa, Bali, Taiti.
Veja bem, não estou aqui fazendo uma apologia à corrupção, muito menos defendendo os políticos imorais. O que pretendo aqui é fazer uma reflexão.
Atire a primeira pedra quem nunca praticou pelo menos um “pecadinho” do tipo: Estacionar em vaga de idoso ou deficiente – “ é rapidin !!”.
Parou em fila dupla pra deixar filho na porta da escola, furou fila no banco, ou a da entrada do show –“ eu conheço o porteiro”.
Subornou aquele guarda na rodovia quando ia a 140km/h – “ Oh seu guarda, alivia ai, to com uma puta dor de barriga”.
Colou na prova de matemática ou andou na contra mão na rua e principalmente dentro dos shoppings – “tem uma vaga bem ali ó!”.
Sabemos de pessoas que levam pra casa os lápis, canetas e clips da empresa onde trabalham. Que não devolvem os R$ 0,25 centavos de troco do pãozinho que a patroa pediu pra comprar na padoca da esquina. Pessoas que jogam lixo pela janela do carro, buzinam tarde da noite em frente a casa do amigo, desperdiçam os guardanapos e catchup’s no Mc Donald’s e ainda deixam toda a bagunça sobre a mesa que usou . Eu conheço um médico, aqui em Ribeirão, que não dá receita para lentes de contato. Te obriga a comprar dele – o que é ilegal no CRO*. 
Todo mundo conhece aquele tipo que, no cinema,  coloca os pés sobre a poltrona da frente, conversa alto com o companheiro, atende o celular, come pipoca de boca aberta e deixa tudo sujo a sua volta. – “to pagaaannndo”. Tem até quem coma as frutas e iogurtes que os colegas de trabalho deixam na geladeira comunitária.
Onde quero chegar com tudo isso?
Qual é a diferença entre nós, que praticamos pelo menos UM desses "pecadinhos", e os políticos que desrespeitam, roubam, abusam?
    -  A mídia, a exposição e as críticas enfurecidas feitas pela população. A mesma população que senta em cima do rabo e acha normal ter atitudes como as que descrevi. A mesma população que se tiver a oportunidade de chegar ao dito “poder” vai SIM levar vantagem, vai SIM ser corrupta, vai SIM se valer da  posição que ocupa para favorecer parentes e amigos.
E sabe o que mais? Vai achar super normal.
Hoje roubam vassouras, amanhã enchem as cuecas de dinheiro!
Truco??? Seis ladrão......................


*conselho regional de oftalmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...