Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA





Durante todo o mês seremos bombardeados com posts, e-mail, tweets, diretos ou compartilhados, sobre esse tal de OUTUBRO ROSA.
De verdade isso não me sensibiliza, não me atinge, não me comove.
Os que sabem da minha história, neste momento estão chocados em Nossa Senhora da Ingratidão. Eu explico: Acho pouco, bem pouco, quase nada toda essa “mobilização”. Não acredito em campanhas de prevenção de câncer de mama até que alguém me prove que efetivamente seja possível de se prevenir. Possível é um diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura dessa doença que parece crescer em progressão geométrica.
Eu não fazia parte do teórico grupo de risco e tive câncer de mama. Descobri com auto-exame, hoje desaconselhado por alguns médicos, mas foi um conjunto de coisas que salvou minha vida:  
O auto-exame, uma médica consciente e um tratamento eficiente.
Agora preciso contar a vocês que, se tivesse considerado apenas o resultado do ultrasom de mama e a biópsia que fizeram num laboratório de Ribeirão, hoje não estaria aqui escrevendo essa história. O médico que fez o ultrasom disse que o nódulo em nada se parecia com um tumor maligno e a biópsia apontou uma displasia mamária.
Sempre digo para as mulheres que conheço:
- Façam biópsia guiada por ultrasom.
Que não foi o meu caso. Sorte existir um anjo chamado Silvana Quintana na minha vida. Ela me aconselhou:
- Chris, é um nódulo sólido. Nunca é legal. Vamos tirar.
E bingo! Lá estava o tal do Carcinoma Ductal Infiltrante II. O mais vagabundo dos cânceres. O mais comum, mas não menos perigoso.
Passei por quadrantectomia, esvaziamento axilar e 6 sessões de quimioterapia que me deixaram gorda e careca. Um ano e meio depois ele voltou em dois pontos. Menores, mas ativos!
E á fui eu, rumo ao H.C para uma mastectomia radical com a possibilidade de colocação de uma prótese – dependeria de como ia estar a “coisa” lá dentro. Felizmente estava tudo bem e nunca me vi sem o seio. Perdi mamilo, bico e fiquei com duas baitas cicatrizes, mas como diria Elisa Maria – “Antes fanhoso que sem nariz”. Mais sessões de quimio, mais kilos, menos cabelos !!!
Agora em Dezembro faz 11 anos da primeira cirurgia. Em agosto fez 09 da segunda.
Estou ótima, faço exames regularmente e me sinto totalmente fora de perigo.
Então o que tenho a dizer sobre o OUTUBRO ROSA é o seguinte:
Não fiquem achando que compartilhar informações no Facebook no Twitter ou por e-mail vai te fazer imune da doença. Colocar a mulherzinha pra caminhar, a flor pra nascer, a santa pra curar também não.
Não há NADA que você possa fazer, infelizmente, para se imunizar. O que DEVE ser feito são exames periódicos e consultas regulares ao seu ginecologista.
Diagnóstico Precoce. É isso que salva a vida

3 comentários:

  1. um BOM diagnóstico, né!
    Tô virando sua fã, viu! Que mulher que você é!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Passei por momentos semelhantes. Fiquei gorda e como sou mais velha ainda não consegui me livrar de todo peso adquirido. Só alguns quilos. Tive a sorte de não perder os cabelos mas meu seio direito ficou defeituoso e eu acabei deixando.Porisso concordo com você ,só diagnóstico precoce é que pode ter chance de cura.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Chris!!! Ótimo post!!!
    Beijos!!

    Analu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...