Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENGODO 2


A história  “mal contada” de Zezé e Luciano me fez refletir sobre outros engodos que nos rodeiam.

Eles começaram tímidos, invadindo nossas caixas postais de e-mail, depois tomaram os celulares – com premiações espetaculares e agora são os chatinhos do Facebook. Houve um tempo que tentaram uma participação especial no Orkut, mas o formato do site de relacionamento não permitia grande vazão.
Agora, o Face é o prato cheio. Praticamente o Cú e a Calça. Argh! Compartilhou e ta feito.

Sábado levei uma “chamada” de uma mocinha que postou um pedido de ajuda para um adolescente, que supostamente levou seis tiros do padrasto, precisa de cirurgia, e que “o pessoal” do Facebook iria depositar R$ 0,45 a cada mensagem compartilhada.

Eu particularmente tenho medo desses “o pessoal” “eles” “o mesmo”. A “chamada” aconteceu, porque num rompante de irritação diante da invasão do tema na minha timeline comentei que isso era um engodo. Ela disse que respeitava minha opinião e que eu devia respeitar a decisão dela de compartilhar. Enfiei minha viola no saco e pedi desculpas. Ela tem razão, mas não me conformo facilmente com as coisas. Acho o Ó alguém se aproveitar da boa vontade e ingenuidade das pessoas para fomentar informações mentirosas.

Ontem apareceram pelo menos 4 fotos do mesmo cara , com a mensagem de que estaria sem identidade, internado no HC de Ribeirão. Gente, esse cara foi encontrado pela família em Maio desse ano. Sinceramente me irrito profundamente com a facilidade com que as pessoas repassam informações sem checar.

Quem nunca recebeu um e-mail dizendo que desodorante antiperspirante causa câncer de mama; Que a menina Yasmin, de apenas 4 anos  foi seqüestrada;  Que a Raissa / Amanda, filha da Cida/Bianca tem Epidermólise Bollhosa?  Só pra constar:
O e-mail sobre a Coitada da Yasmin roda tem tanto tempo que ela quando sair do cativeiro vai estar dirigindo o carro dos seqüestradores. A tal da Raissa continua sem um centavo na conta corrente- “o pessoal” ia depositar alguns centavos na conta dela só pelo repasse do e-mail – mas de verdade precisamos realmente encontrá-la: Faz 10 anos que os e-mails circulam e ela continua com 7 aninhos. Talvez tenhamos descoberto o elixir da juventude, né não?

E o molequinho, filho daquele diretor do Banco do Brasil de Franca?– pode ser de Curitiba também. Nossa!!! ESSE  é verdade!  Ele é conhecido do irmão daquele vizinho da madrinha da tia daquela moça, que faz unha naquele salão, onde a manicure é cunhada da ascensorista do prédio em que o médico da avó daquele colega de futebol do sobrinho do motorista de ônibus da linha que a sua empregada pega. Então, ele foi seqüestrado e já localizado - faz uns 145 anos, mais ou menos - mas eu ainda recebo e-mails desesperados pedindo pra divulgar a foto do pobre coitado.

Ahh, a propósito: A Nokia não vai te dar um celular de graça, a Nestlé não vai te mandar um cesta de produtos,  Chico Xavier não tem oração nenhuma que te faça emagrecer, A Erickson não vai te dar um notebook e não vão aparecer duas luas no dia 27 de agosto.
Somos todos versões virtuais da Velhinha de Taubaté ! Quem nunca se pegou olhando o número da caixinha de leite Tetra Pak no supermercado por conta do e-mail que afirmava que as coitadas eram incessantemente reutilizadas?

O fato é que precisamos ser mais responsáveis e menos ingênuos. O segredo é: Checar antes de repassar.
Se você não pode perder tempo fazendo isso não repasse. Se não tempo a perder, nem eu !!!


A título de curiosidade: A foto em que o ex presidente Lula aparece lendo Paulo Coelho de ponta cabeça é uma montagem!
O moleque não que levou 6 tiros do padrasto para salvar a irmã de 2 que estava sendo violentada por ele não existe!

3 comentários:

  1. Como tem gente ingênua nesse mundo né não?

    Concordo com você Cris. Se não tem tempo de checar, pense no tempo dos outros e na irritação que causa sair compartilhando tudo e "divulgando" qualquer coisa.

    Aliás, esse texto? Claaaaro, que vou compartilhar? Será que o "pessoal" me ajuda? Kkkk

    Beijokas estaladas

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de dizer que adorei seu blog!! E esse post é excelente! Desde quando ainda utilizava Internet Discada recebo essas correntes, o pessoal sabe que é mentira e sai mandando inventando coisas novas, é ridículo! Mas infelizmente isso só tende aumentar! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. IMPRESSIONADA de ver que tem mais gente que pensa como eu neste mundo! QUE BOM!

    Outro dia quem deu uma "chamada" numa pessoa fui eu. Ela publicou no mural dela SEM A MENOR DÚVIDA um apelo para que todos divulgassem e parassem de comprar PAPINHAS DA NESTLE , pois continham vidro! Eu chamei a moça e mandei o link da própra NESTLE informando como o problema foi resolvido. SÓ QUE FOI NA FRANÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Mas o povo não tá nem aí. O povo adora mostrar que tá antenado, que fica sabendo ANTES de tudo, que tá sempre por dentro dos babados!

    E prefere pagar o mico A CHECAR A VERACIDADE DOS FATOS ANTES.

    Felizmente para pessoas mais "ponderadas" digamos assim, exitem sites como este: www.quatrocantos.com.br

    e posts como o seu!

    Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...