Sobre o Conteúdo do Blog

Blog de histórias reais e de ficção.
Um lugar para expor opiniões que provoquem dor ou delícia!
Qualquer semelhança com histórias ou comportamentos reais poderá ter sido mera coincidência. Ou não!



domingo, 30 de março de 2014

Reflexões !!! Bahia Inspira, Barra Transpira, Alma Delira!!!


À Mônica Montone, tradutora da minha alma.


Hoje me peguei chorando amparada por um cenário paradisíaco!! Foi um choro de quem se descobre através da palavra do outro! No meu caso, da outra.

Quando Mônica Montone me deu o livro " A Louca do Castelo" de presente, me alertou que as lágrimas viriam. Eu vivia um momento de alma em carne viva!!! Apavorada com a possibilidade de mais dor, covardemente encostei a obra. 

Quando resolvi viajar sozinha, resolvi também que já era hora de um encontro comigo mesma. Estou aqui há dois dias! Estou aqui há uma centena de minutos dedicados só a mim! 
Trouxe comigo livros e um computador para escrever. Ando ávida pelas palavras!


O choro de hoje é legítimo.


Choro de gratidão.

Lágrimas emocionadas de quem se reconhece, de quem se descobre, de quem gosta do que vê!

Os tons de Maraú transcendem qualquer explicação possível! O silêncio, a brisa, a temperatura que varia ao bel prazer do vento !


Tudo isso coloca minha vida em perspectiva.

E, enquanto muitos se acham pequenos diante de tamanha grandiosidade, eu, sem medo da modéstia, me sinto tão grande quanto o mar que vejo e ouço agora!





Ao Raimar, pelo entusiasmo que me inspirou a chegar aqui!

O dia amanheceu cinza!! E ainda assim me rendi ao espetáculo que é Barra Grande.

Ao longo do dia as tonalidades iam do chumbo ao gelo. Sem medo de parecer ridículo com as nomenclaturas, passeou pelo rato, ardósia, mescla!

O azul tentou, mas o que conseguiu foi um cinza azulado.

O mar passivo como suas águas de baia, refletiu só o que via e passou o dia num cinza esverdeado.

De cor, só o minha canga de estampa "fita do Bonfim", o cardápio lindo do O Deck e o mobiliário do bar que, mesmo sem pretensão alguma, fazia o cinza se destacar ao fundo de mesas lilás, bancos amarelos, guarda sóis laranjas. 

A hora do espetáculo chegou e as caixas de som nos encheu os ouvidos de Marisas, Alexandres, Marcelos, Marias...


E quando Tim cantou "venha dormir em casa" achei que o cinza fosse se abrir para dar passagem às tonalidades laranjas de nosso astro maior, que chegava como se atendesse à ordem do síndico!


Houve uma disputa! Briga de gente grande, de personalidade, mas o que se viu ao longe, tão belo quanto qualquer outro por-do-sol  que presenciei, foi o céu cinza alaranjado!!!




A você, que me fez seu "mundo" por aquele instante!


Soube aos sete que estava fadada a ter alma adoentada de amor!

Ao longo dos anos e dos dissabores, experimentou todo tipo de enfermidade. Espirrou, tossiu, sentiu enjoo e vertigem. Otimista, mantinha sua alma alimentada pela esperança na chegada de um grande amor. 

Passou um tempo tentando entender porque aqueles que queriam o corpo não admiravam a alma e os que admiravam a alma não lhe tocavam o corpo.

 
Sempre que um alguém se aproximava, a alma - já tão machucada - respirava fundo e tentava acreditar na paz que, quem sabe, viria. 


De tanto crer e não ver concretizar acabou tão doente que levou junto o corpo. Acabaram ambos mutilados naquilo que a mulher tem de mais simbólico. 


Depois disso, aceitou qualquer carinho, qualquer atenção! Não se sentia mais digna de escolha. 


Um dia viu chegar aquele que não se importava com o estrago que a vida tinha feito e se mostrou tão aberta, tão disponível, que quando ele se foi, arrancou a alma de dentro do peito disforme e a deixou abandonada ali, em carne viva! 


Passaram um tempo desconectamos: corpo e alma. Cada um tentando sobreviver àquela agressão inesperada. 


Ter a alma arrancada do peito permitiu olhá-la de perto, com cuidado. Permitiu conhecê-la a fundo e entender quem ela era. 


O tempo as uniu e juntas perceberam que a tenacidade é sua melhor qualidade.


De volta à vida, certo dia esbarrou num certo "Arquimedes" que não querendo só o apoio e nem só a alavanca, com surpreendente delicadeza a colocou na condição de mundo!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...